O médico Jhony Bezerra, secretário de Estado da Saúde, classificou positivamente as ações efetuadas pela pasta durante as festividades juninas em toda a Paraíba.
De acordo com o secretário, os atendimentos realizados nos eventos ajudaram a evitar a sobrecarga das unidades de saúde e atender as demandas das pessoas que estavam presentes nos festejos.
Foram feitos 1.987 atendimentos nos postos de saúde instalados nos eventos e 104 transferências durante o período junino.
”Três pacientes foram diagnosticados como síndrome coronariana aguda e encaminhados para hospitais de referência. Aqui em Campina Grande, um paciente passou por um cateterismo em menos de 1 hora. O médico do programa Coração Paraibano identificou a necessidade de fazer um cateterismo de urgência e essa pessoa foi encaminhada para o Hospital de Trauma, onde passou pelo procedimento em menos de 1 hora”, ressaltou o médico.
No Parque do Povo, em Campina, os atendimentos tiveram início no dia 1º de junho e encerraram na noite desse domingo (2), com o término do evento Maior São João do Mundo. Foram totalizados nos 32 dias de festa 1.366 atendimentos e 75 transferências, sendo 33 para o Hospital de Trauma de Campina Grande.
De acordo com dados consolidados, em Campina Grande, mais de 80% dos atendimentos foram destinados a pessoas adultas, cerca de 10% aos adolescentes e pouco mais de 1% aos idosos. As mulheres representaram o maior número de atendimentos, com mais de 60% das assistências.
Como os principais motivos dos atendimentos foram identificados em primeiro lugar a intoxicação alcoólica, seguido de mal-estar e crise de ansiedade.
Já no Terreiro do Forró, em Patos, foram 133 atendimentos e 12 transferências durante os cinco dias de programação de shows na cidade, que encerrou no último dia 23.
Em Monteiro, o Pronto Atendimento iniciou as assistências no dia 21 de junho e finalizou no dia 26, contabilizando 90 atendimentos dentro do Parque Dejinha, além de 11 transferências.
No Bananeiras Parque, no município de Bananeiras, foram totalizados 308 atendimentos e quatro transferências nos dois finais de semana de programação realizada no Bananeiras Parque.
E na cidade de Santa Luzia, a festa teve 90 atendimentos e ainda sete transferências dentro do Pronto Atendimento instalado no local.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi fundamental para prestar assistência em saúde à população presente nas mais tradicionais festas juninas da Paraíba, desafogando os atendimentos nos hospitais.
“A Secretaria de Estado da Saúde esteve de forma presencial nos maiores festejos da Paraíba, realizando atendimentos de baixa e média complexidade, além de ofertar assistência cardiológica dentro dos polos de festa, por meio do Programa Coração Paraibano, que identificou três casos de doenças coronarianas durante o período. A iniciativa do Governo do Estado foi muito exitosa, dando respostas rápidas e evitando que os atendimentos realizados nos Pronto Atendimentos fossem levados para os hospitais”, avaliou.
Os postos de Pronto Atendimento contaram com uma estrutura composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, além de equipamentos e uma farmácia com medicamentos necessários às assistências. Ainda estiveram presentes nas unidades ambulâncias do Programa Coração Paraibano, e em Campina Grande, também esteve disponível uma UTI aérea.