A Paraíba vai participar da ação humanitária brasileira que deve encaminhar agentes ao Canadá, que é alvo de incêndios florestais. A medida foi anunciada pelo presidente Lula na manhã desta quarta-feira (19) e atende ao pedido do governo canadense. A missão será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.
Ao portal, o coronel Araújo, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, informou que ainda há uma definição local com relação a quantos homens e mulheres da corporação poderão participar da ação comunitária.
Ação humanitária
Integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, a missão brasileira deverá atuar nas florestas mais afetadas do Canadá. A expectativa é que os agentes devem permanecer no país pelo período de um mês. Segundo o Governo Federal, por determinação legal interna do governo canadense, as despesas do Brasil com o envio da missão humanitária serão reembolsadas pelo Canará, que também oferecerá aeronave para o transporte dos especialistas brasileiros e de seus equipamentos.
Participam da missão profissionais de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), instituições nacionais de segurança e as corporações de bombeiros militares de vários estados.
Com Portal T5