Denúncias de crimes de estupro cresceram na Paraíba, entre os anos de 2021 e 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, cinco municípios concentram a maioria dos casos. As queixas somaram 158 vítimas em 2022, crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
No ano passado, João Pessoa foi a cidade com o maior índice de denúncias para esse tipo de crime, seguida por Campina Grande, Santa Rita, Conde e Cabedelo. Confira os índices por município enviados ao portal pela Secretaria de Segurança:
Em 2021 foram 146 registros da Polícia Civil. Veja:
Os dados registrados pela Secretaria de Segurança entre os dois últimos anos divergem dos números dos números apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana. Conforme o anuário, esses índices na Paraíba foram maiores. Em 2022, 167 estupros foram denunciados, já em 2021, esse número foi de 148. O Portal T5 procurou o governo da Paraíba para entender o motivo da divergência de informações, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.
Denuncie
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.
Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.
Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br
Denúncias de violência contra mulheres também podem ser feitas pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 pelo aplicativo ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi.
Com Portal T5