O uso e a comercialização de coleiras eletrificadas ou de choque em animais estão proibidos no município de João Pessoa. É o que determina a lei, de autoria do vereador Guga, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (08).

A lei define que as coleiras eletrificadas ou de choque são aquelas que emite descarga elétrica por controle remoto ou automaticamente quando o animal se movimenta, ladra ou emite outro som, com a finalidade de controlar o seu comportamento.

Ao apresentar o projeto, o vereador Guga defendeu que “o uso de coleiras de choque causa estresse e dor aos animais, fato já extensivo comprovado em inúmeros estudos científicos, e pode induzir ao animal o seu comportamento agressivo, não se justificando o seu uso nem para o adestramento e nem pela comodidade de julgar como anti-latido”.

O problema, pontua, é que a coleira de choque emite uma corrente elétrica que é enviada da medula espinhal para todo o corpo do animal, provocando cãibras imediatamente, queimaduras no pescoço, aumento do estresse e problemas na saúde mental e emocional do animal.

A lei não estabelece punições imediatas, mas os infratores podem ser enquadrados no artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII, da Constituição Federal, que defende a fauna e flora brasileira.

Fonte: Jornal da Paraíba

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
05:24, 15/12/2024
temperature icon 21°C
nuvens dispersas
Humidity 89 %
Pressure 1013 mb
Wind 11 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 21 Km/h
Clouds Clouds: 37%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:05
Sunset Sunset: 17:37
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -