A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), a segunda parte da “Operação Bentonita II”, que tem por objetivo combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação. A segunda fase da operação foi deflagrada ontem (18), onde foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campina Grande e Olivedos, na Paraíba.
De acordo com a PF, a operação teve início quando investigação realizada pela delegacia de Campina Grande identificou a extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati, no interior do estado, com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade e também em Cubati. Além disso, também foram coletados indícios de que as empresas poderiam estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a um preço bem abaixo do valor de mercado.
Em agosto de 2022 foi realizada a primeira fase da operação, tendo na ocasião sido apreendidos documentos e celulares, que após serem analisados embasaram a realização desta segunda fase com o objetivo de aprofundar a investigação.
Os investigados responderão pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.