O Hamas divulgou um vídeo do momento em que duas mulheres, que eram mantidas reféns pelo grupo terrorista, foram entregues para a Cruz Vermelha nesta sexta-feira (20). As vítimas são moradoras dos Estados Unidos e foram sequestradas enquanto estavam em Israel.
As reféns liberadas são Judith e Natalia Raanan. As duas são mãe e filha. Antes de serem sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza, as vítimas estavam em um kibutz de Nahal Oz, no sul de Israel.
Judith e Natalia foram as primeiras pessoas sequestradas pelo Hamas liberadas desde o início da guerra, em 7 de outubro. As negociações para que ambas ganhassem a liberdade envolveram o governo do Catar.
Depois que as norte-americanas foram entregues para a Cruz Vermelha, elas foram levadas para uma base militar no centro de Israel. O governo dos Estados Unidos disse que as duas receberão apoio.
Cerca de 200 pessoas que foram sequestradas continuam sob poder do Hamas. De acordo com a BBC, o grupo terrorista ofereceu libertar parte dos reféns em troca de um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
A maioria dos reféns é israelense. No entanto, segundo as Forças Armadas de Israel, há também cidadãos de países como Estados Unidos, Reino Unido e Itália.
O Itamaraty diz não ter recebido comunicação sobre brasileiros entre os sequestrados.
Com G1