Após a cassação de vereadores por fraudes na cota de gênero de três partidos de Campina Grande nas eleições de 2020, a 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande será responsável pela retotalização dos votos para escolha dos novos parlamentares. A data será definida após a oficialização e encaminhamento da decisão por parte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).
Assim que a 16ª Zona Eleitoral for notificada pela decisão da segunda instância da justiça eleitoral, o procedimento de retotalização deve ser iniciado para escolha de quatro novos vereadores. Os votos serão referentes à última eleição municipal, ocorrida em 2020.
Os vereadores Dinho Papa-Léguas (PSDB), Waldeny Santana (União Brasil), Rui da Ceasa (PROS) e Carol Gomes (União Brasil), devem ter os votos anulados.
Com o resultado da retotalização dos votos, os vereadores eleitos devem passar pelo processo de diplomação, em seguida, a Câmara Municipal é notificada dos novos parlamentares, dando início ao processo de afastamento dos cassados e diplomação dos quatro vereadores eleitos pela retotalização.
Por enquanto, os quatros vereadores com mandatos cassados por fraude na cota de gênero continuam exercendo suas atividades legislativas na Câmara Municipal de Campina Grande. Os parlamentares cassados devem recorrer da decisão de segunda instância da justiça eleitoral.