A distribuição de água gratuita em eventos nos dias de calor intenso no Brasil agora é obrigatória. Uma portaria que estabeleceu a norma foi publicada nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Nacional do Consumidor. A medida ocorre após a morte de uma fã no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
A partir de agora, as empresas responsáveis pela produção de eventos deverão cumprir uma série de diretrizes. Entre elas estão:
- Garantir o acesso gratuito a garrafas de água para uso pessoal, disponibilizando bebedouros ou distribuindo embalagens com água adequada para consumo, por meio de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor.
- Posicionar pontos de venda de alimentos e bebidas, assim como os pontos de distribuição gratuita de água, estrategicamente no local do evento para facilitar o acesso dos participantes, levando em consideração a estrutura física e o número estimado de presentes.
- Providenciar espaço físico e estrutura necessária para o rápido resgate de participantes em casos de problemas de saúde ou outras situações de perigo durante o evento.
De acordo com a portaria, a norma já está valendo e tem validade inicial de 120 dias.
Com Portal T5
Compartilhe este artigo