A suspensão por pontuação ocorre quando em 12 meses seguidos o condutor atingir 40 pontos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou nesta quarta-feira (22) que 1.582 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em 2023 por acúmulo de pontuação em seus respectivos prontuários na Paraíba. Em comparação com 2023, o número corresponde a uma fatia de 69% do total de carteiras suspensas no ano passado – com 2.293 ocorrências. 

A coordenação do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) detalhou que entre as penalidades administrativas impostas a esses condutores está a possibilidade de suspensão da CNH – que pode variar de dois a 12 meses. Nesses casos, a autorização para continuar dirigindo ocorre apenas com curso de reciclagem após cumprimento do prazo. Quem for flagrado dirigindo com a carteira suspensa tem o documento cassado por dois anos e só pode voltar a dirigir após dar entrada no processo.

O coordenador do Renach, Dilo Alves, informou que “o curso de reciclagem pode ser feito durante o período da suspensão. Além do curso é necessário uma prova de legislação sobre o conteúdo estudado na reciclagem”. E completa: “No caso da cassação, após 2 anos, o condutor poderá iniciar uma reabilitação”.

Como funciona a suspensão por pontuação?

A suspensão por pontuação ocorre quando em 12 meses seguidos o condutor atingir 40 pontos. Na distribuição das infrações, se houver uma de natureza gravíssima a suspensão iniciará quando o mesmo chega aos 30 pontos. No entanto, caso haja no período de um ano duas ou mais infrações de natureza gravíssima, a suspensão ocorrerá a partir de 20 pontos.

Com o Portal T5.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
21:16, 25/04/2025
temperature icon 22°C
nuvens dispersas
Humidity 83 %
Pressure 1012 mb
Wind 18 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 39 Km/h
Clouds Clouds: 39%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:20
Anúncio
Anúncio
Anúncio