O placar foi de 52 votos a 18.

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). O placar foi de 52 votos a 18. Com a aprovação, agora o texto segue para a Câmara, onde também precisa ser votado em dois turnos.

Nesta quarta, O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o texto era “algo muito positivo para a Justiça”. Ele voltou a negar que a matéria seja uma “retaliação” ou uma “afronta” ao Judiciário.

O texto da medida restringe as possibilidades de ministros do STF e desembargadores tomarem decisões individuais, as chamadas decisões monocráticas, e suspenderem a validade de leis e de atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

Relator da matéria, o senador Esperidião Amin (PP-SC) aceitou uma sugestão do líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), para retirar da proposta um dispositivo que mudava regras sobre pedidos de vista do Judiciário, ou seja, mais tempo para analisar determinado tema.

A proposta em tramitação no Senado prevê que magistrados da Corte não poderão, por exemplo, por meio de decisão individual, cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

Com a CNN Brasil.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
17:00, 03/02/2025
temperature icon 32°C
céu limpo
Humidity 30 %
Pressure 1008 mb
Wind 28 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 27 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:51
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -