O verão começou na madrugada desta sexta-feira (22). Na Paraíba, a previsão é de que, assim como foi na privamera, a estação tenha temperaturas mais quentes em comparação com os anos anteriores. A expectativa também é de chuvas na região do Sertão. O verão segue até o dia 20 de março de 2024.
“Como estamos em um evento de El Niño forte, a perspectiva é de termos temperaturas, em média, mais altas, em comparação com os últimos anos. Aliás, era o que já vínhamos experimentando na primavera”, explica o meteorologista e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Enio Pereira.
O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar. Na Paraíba, começa a pré-estação das chuvas nas regiões do Alto Sertão e Sertão.
“Que fique claro, não quer dizer que vai chover o tempo todo. Só significa que as condições estarão favoráveis. Chover, ou não, depende de outras condições”, ressalta Enio Pereira.
Ondas de calor
O metereologista ressalta que é possível que ondas de calor aconteçam. “No momento estamos tendo dias amenos e chuvosos por conta da atuação de uma onda tropical de escala planetária, chamada de oscilação de Madden-Julian (OMJ). É uma onda que fica dando a volta no planeta, de oeste para leste, na alta troposfera da região intertropical. Dependendo da fase que esteja sobre uma região, pode favorecer ou suprimir chuvas”.
Temperaturas variáveis
O especialista relata que geralmente as temperaturas do verão são variáveis e, ainda mais com a presença ilustre do El Niño.
“Esse ‘menino’ costuma bagunçar as coisas. Evidentemente, o verão, tipicamente, atinge seu pico de temperaturas entre janeiro e fevereiro. Dependendo das condições que favorecem ou desfavorecem a formação de nuvens e chuvas, poderemos ter uma alternância de períodos mais amenos com períodos mais quentes”, comentou.
Além disso, Enio recomenda que as pessoas:
- Usem protetor solar;
- Se hidratem bastante;
- Acompanhem a atualização da previsão do tempo; e
- Que curtam o verão.
Com G1/PB