A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu um homem acusado de simular o próprio sequestro no Complexo do Alemão, na última terça-feira (16). Deyverson Santos, de 25 anos, negociou sua liberação, enviou fotos e vídeos para os familiares em que aparece amordaçado e solicitou R$ 100 mil como resgate para saldar suas dívidas acumuladas em apostas esportivas.
De acordo com a polícia, o suspeito chegou a pagar uma pessoa desconhecida para que o agredisse, visando aprimorar a cena do falso cativeiro e aumentar o nível de persuasão sobre os familiares. No entanto, a família do jovem decidiu procurar a polícia, a qual iniciou uma série de operações numa região dominada pelo tráfico de drogas.
Ao perceber que estava sendo procurado, o jovem tentou reduzir o valor do resgate para R$ 40 mil, entretanto, a ação não interrompeu a investigação policial. Após um intenso trabalho de inteligência, agentes da Delegacia de Antissequestro (DAS) e da Coordenadora de Recursos Especiais (Core) conseguiram identificar o local onde o suposto comparsa de Deyverson morava e de onde ele orquestrava o falso sequestro.
Na ocasião, ao perceber o cerco policial se fechando, o jovem decidiu confessar a farsa, foi preso em flagrante e responderá por estelionato.