Estudantes dos cursos técnicos do 1º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, foram classificados para participarem da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, promovida pela Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa dos estudantes visa desenvolver um filtro que irá purificar a água coletada da chuva por moradores da área rural do município. Os projetos finalistas participarão das atividades da mostra presencial que será realizada em março na capital paulista.
Além disso, o “Filtruvial, o purificador de águas pluviais, pretende diminuir doenças ligadas à falta de água tratada, bem como está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, até 2030.
O projeto foi selecionado inicialmente na Feira de Ciências promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Talento Científico Jovem, realizada em dezembro do ano passado, sendo indicado como semifinalista da Febrace USP.
Dentre os 500 semifinalistas, a iniciativa dos estudantes de Lagoa Seca ficou entre os finalistas, aptos para irem a São Paulo, apresentar o projeto representando a Paraíba.
Participam do projeto os estudantes Ruan Flávio Santiago Santos, João Paulo Sebastião dos Santos, Luiz Henrique Jacinto da Silva e os professores Damião Raniere Queiroz (Orientação) e Alexandre Silva de Lima (Coorientação).
Caso passem da final, os alunos vão se juntar aos melhores trabalhos submetidos por estudantes de diversas mostras científicas de várias regiões do Brasil, podendo concorrer a diversos prêmios – entre eles a oportunidade de representar o seu país na International Science & Engineering Fair 2024 (Regeneron ISEF) nos Estados Unidos.