A Central de Transplantes da Paraíba registrou, durante todo o mês de janeiro, quatro doações de multiórgãos, que totalizaram 14 transplantes na Paraíba e mais cinco de rins – que foram encaminhados para os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Do total, foram três doações no Hospital de Trauma de João Pessoa e uma no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Todas as unidades são vinculadas à rede hospitalar do Governo da Paraíba.

A primeira doação foi no dia 1 de janeiro, tendo como doador um homem de 57 anos, que doou fígado, rins e córneas. A segunda doação aconteceu menos de uma semana depois, no dia 7 de janeiro, quando os rins e as córneas de uma mulher de 51 anos, foram doados pela família, ajudando a transformar a vida de quatro pacientes.

No dia 17, os familiares de uma mulher vítima de um acidente vascular cerebral isquêmico permitiram a doação dos órgãos, após a confirmação da morte encefálica. Foram doados o fígado, os rins e as córneas. Já no dia 22, foi registrada a quarta doação do mês e a primeira doação de coração do ano. Os órgãos foram doados de um paciente de 19 anos, beneficiando seis pacientes com falência em órgãos, que já aguardavam na lista de espera.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, disse que o número reflete o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em melhorar a qualidade de vida dos paraibanos. “Começar o ano com a média de uma doação por semana é muito positivo, pois foram dezenas de famílias beneficiadas com o ‘sim’ que as famílias doadoras deram. Cada doação realizada mostra o olhar diferenciado que o Governo e a Secretaria de Saúde têm com a saúde no estado, pois o transplante de órgãos tem mudado a expectativa e qualidade de vida dos pacientes contemplados,” destaca.

Para doação de órgãos, é fundamental deixar clara para a família a vontade de doar, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
23:49, 18/07/2024
temperature icon 19°C
algumas nuvens
Humidity 97 %
Pressure 1020 mb
Wind 14 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 35 Km/h
Clouds Clouds: 21%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -