As obras da Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes já estão prontas e o empreendimento será entregue oficialmente no fim da tarde desta terça-feira (19). O espaço, localizado na Rua Izaura Suassuna de Medeiros, no bairro Bento Figueiredo, próximo ao Hospital da FAP, foi idealizado para abrigar pacientes em tratamento contra o câncer, e acompanhantes, vindos de outras cidades do interior para Campina Grande, e não tem onde ficar.

A manutenção da Casa acontecerá através de doações. As contas disponíveis são as seguintes: Sicoob – Agencia:4480, Conta Corrente: 16.000-8; Sicredi – Agência:2201, Conta: 67.122-3; ou via PIX – Chave: 42.360.331/0001-82 (CNPJ).

A construção, que durou menos de um ano, teve um investimento de quase R$2 milhões e só foi possível graças a doações, recursos oriundos de ações filantrópicas e parcerias com a construtora Andrade Marinho LMF e com o Ministério Público do Trabalho. Com capacidade para acolher até 60 pessoas, o espaço ainda falta ser mobiliado para dar início ao seu funcionamento. Os móveis também serão adquiridos através de doações da sociedade.

De acordo com o diretor-presidente da instituição, padre Sérgio Leite, a Casa vai oferecer hospedagem e alimentação durante o tratamento hospitalar para famílias vindas de cidades do interior, apoiar os pacientes em tratamento alternativo ou secundário às terapias convencionais, conduzir os pacientes hospedados na casa para as unidades de tratamento do câncer, promover atividades lúdicas e a socialização entre as pessoas com câncer, promover assistência social, psicológica e religiosa.

“Nessa primeira etapa estamos entregando a estrutura da casa toda pronta, com quartos e banheiros acessíveis, e todas as condições para uma hospedagem digna e confortável, sem nenhum custo, para quem está em tratamento contra essa doença tão dolorosa, que é o câncer. Mas ainda faltam os móveis, para que, de fato, possamos começar a acolher as pessoas. Para isso, também vamos contar, mais uma vez, com a solidariedade da população,” destaca.

Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a segunda maior causa de morte na população adulta. Em Campina Grande, o Hospital da FAP é a unidade referência no tratamento da enfermidade, oferecendo à população de 148 municípios, a maioria muito carente, especialidades de alta complexidade — radioterapia, quimioterapia e hemodiálise — e demais serviços de média complexidade.

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:34, 12/06/2024
temperature icon 27°C
nublado
Humidity 53 %
Pressure 1014 mb
Wind 30 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 35 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:34
Sunset Sunset: 17:17
- Anúncio -