Nesta segunda-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) concedeu autorização para o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios do Brasil. Com essa medida, o número total de localidades com acesso à tecnologia 5G no país sobe para 3.678, abrangendo aproximadamente 85% da população brasileira.

Embora nenhum desses municípios esteja localizado na Paraíba, foi anunciado que outros grupos de municípios terão suas ativações liberadas em breve. Com essa novidade, estima-se que até o final de maio, toda a Paraíba seja coberta pelo sinal 5G.

O 5G, sucessor do 4G, é uma tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, prometendo velocidades de conexão muito mais rápidas e maior capacidade de transmissão de dados.

É importante destacar que, embora a liberação da faixa de 3,5 GHz não implique em uma instalação imediata, as empresas de telefonia celular têm gradualmente ativado o 5G desde sua implantação no país. João Pessoa, por exemplo, foi uma das pioneiras no Brasil, tendo seu sinal 5G ativado desde julho de 2022.

Essa expansão da cobertura do 5G é vista como um passo significativo para a modernização das comunicações no Brasil, trazendo benefícios não apenas para a conectividade dos cidadãos, mas também para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
21:51, 23/05/2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 93 %
Pressure 1017 mb
Wind 16 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:30
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -