Ex-servidor do TJPE é preso por lavagem de dinheiro e organização criminosa em João Pessoa/PB

2 min. leitura

Um homem de 36 anos foi preso por suspeita de lavagem de dinheiro, organização criminosa e desvio de recursos públicos nesta quinta-feira (25), em João Pessoa/PB. A Polícia Civil informou que o preso é um ex-servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O indivíduo foi detido na própria casa, no bairro da Torre, na capital paraibana. Na residência do homem, os policiais apreenderam três aparelhos celulares, um notebook e documentos que serão analisados pelos investigadores.

A prisão e as apreensões resultaram da ação conjunta entre os agentes da Delegacia de Combate à Corrupção de Pernambuco (DECCOR-PE) e da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio da capital (DCCPAT-PB). A ‘Operação Themis’ cumpriu 9 mandados de busca e apreensão domiciliar e seis mandados de prisão, sendo cinco em Pernambuco (Afogados da Ingazeira, Gravatá, Recife e Igaraci) e um em João Pessoa/PB. Os suspeitos são cinco homens e uma mulher.

No total, seis suspeitos foram detidos por corrupção, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e comunicação falsa de crime. Três alvos são servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que são suspeitos de desviar cerca de R$ 6,4 milhões. Dois deles já tinham sido demitidos pelo Tribunal de Justiça pernambucano.

A polícia informou que o líder da organização criminosa utilizava o certificado digital de uma juíza, que disse não ter conhecimento dos crimes, para expedir alvarás em nome dos laranjas.

O chefe da quadrilha determinava, através dos alvarás, que o dinheiro de disputas judiciais fosse transferido para uma terceira pessoa, que não tinha relação com o processo, para repartir o dinheiro.

Compartilhe este artigo