A operação teve início no sábado (4) e segue até o dia 20 deste mês.

As forças de segurança da Paraíba iniciaram a Operação Caminhos Seguros, que visa combater o abuso sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado. A operação acontece em todo o país. Na Paraíba, o trabalho é realizado pelas polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros. A operação teve início no sábado (4) e segue até o dia 20 deste mês.

As equipes policiais se reuniram na Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa, de onde partiram para a realização de inspeções e abordagens em bares, restaurantes e postos de combustíveis, entre outros locais propícios à presença de menores em situação de risco. A delegada Andrea Melo explicou as diferenças entre abuso e exploração sexual.

“O abuso se caracteriza pela violação dos direitos sexuais, de modo que há uma exploração do corpo e da sensualidade da criança ou adolescente. Já a exploração sexual consiste em utilizar essas vítimas para fins sexuais com a intenção de lucrar financeiramente ou por qualquer outra vantagem”, disse a delegada.

Durante as abordagens, os policiais distribuíram panfletos com informações relacionadas ao objetivo da operação. “É um trabalho também de conscientização, no sentido de fazer com que as pessoas possam denunciar eventuais casos de crianças e adolescentes inseridas nessas circunstâncias. A colaboração da sociedade é muito importante”, acrescentou a delegada.

Domingo

No domingo (5), equipes das polícias Civil e Militar se posicionaram em locais estratégicos da grande João Pessoa, para a continuidade das atividades. A operação tem o foco no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, mas acaba por impactar também na presença de forças policiais nas ruas, aumentando a sensação de segurança na sociedade.  

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
15:55, 20/05/2024
temperature icon 30°C
nuvens dispersas
Humidity 41 %
Pressure 1012 mb
Wind 17 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 18 Km/h
Clouds Clouds: 26%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:29
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -