O Maior São João do Mundo, um dos eventos juninos mais emblemáticos do Brasil, começa nesta quarta-feira, 29 de maio, em um Parque do Povo renovado e ampliado. Este ano, os visitantes serão recebidos em um espaço maior, mais confortável e seguro, graças a uma obra de ampliação concluída em tempo recorde.
As obras de ampliação, iniciadas em 18 de março e concluídas em menos de dois meses – tendo a concretagem da arena de shows sendo finalizada em 30 de abril -, incluíram a incorporação de 34 lotes de casas e terrenos ao patrimônio público. Esse processo aumentou a área total do Parque do Povo de 31.595 metros quadrados para aproximadamente 40 mil metros quadrados, um ganho de 26.5% na área do Parque. Considerando a integração com a primeira etapa do Parque Evaldo Cruz, a área total disponível para o evento atinge cerca de 50 mil metros quadrados e, de ponta a ponta, a distância do palco principal localizado na arena de shows no Parque do Povo ao interior do Parque Evaldo Cruz somam cerca 1 km.

Detalhes da ampliação

O projeto de ampliação envolveu a incorporação de área residencial ao patrimônio público. Após a desocupação dos moradores dos lotes incorporados e a demolição das construções existentes foi feita a terraplenagem, seguida da concretagem do pátio do Parque do Povo, concluída na nova área em 30 de abril. Joab Machado, secretário de Obras do Município, destacou o cumprimento do cronograma e o esforço coletivo para entregar o espaço dentro do prazo e com a qualidade necessária para o evento.
“Foi um movimento de terra consideravelmente grande para conseguirmos um nivelamento adequado do pátio, oferecendo mais conforto para os frequentadores do espaço de shows. Quem passa pelas ruas Dr. João Moura e Sebastião Donato pode ver a parte do Parque do Povo que está sendo entregue. Esse foi um trabalho dedicado por muita gente nos últimos meses para que conseguíssemos entregar o espaço para O Maior São João do Mundo”, afirmou Joab Machado.
As obras de revitalização do Parque Evaldo Cruz e a ampliação do Parque do Povo envolveu, no pico da obra, 200 trabalhadores contratados pela construtora, além de mais 300 trabalhadores terceirizados e profissionais indiretos. Para as duas obras, soma-se cerca de R$ 40 milhões de investimento.
“A obra do Parque Evaldo Cruz junto com a obra de ampliação do Parque do Povo tiveram, entre si, diversos processos de contratação, construção, desapropriação, somando-se, nós vamos chegar a R$ 40 milhões de investimentos ao final da segunda etapa da revitalização do Parque Evaldo Cruz, numa parceria e captação de recursos através da apresentação dos projetos e aprovação do Banco do Brasil, esse recurso específico para o Parque Evaldo Cruz, junto, também, com parceria com a Caixa Econômica Federal para os processos de desapropriação e ampliação do Parque do Povo.”, explicou Joab Machado.

Os três setores do Parque

Setor Norte: Chamada de Arena Cidade é a área onde fica localizada a cidade cenográfica, junto com restaurantes e as ilhas de forró. Esta área elevada inclui a ponte que interliga com o Parque Evaldo Cruz.

Pirâmide: Localizada no centro do Parque, é a única área coberta e foi projetada para apresentações de quadrilhas juninas. Com arquitetura que lembra uma fogueira estilizada, a Pirâmide abrigará apresentações de quadrilhas, casamentos coletivos e trios de forró na edição de 2024.

Setor Sul: Chamada de Arena de Show, está localizado ao sul da Pirâmide. Esta área é mais extensa e tem uma forma irregular. Em 2024, o palco principal retorna ao Setor Sul, onde também estão instalados os camarotes.

Benefícios e impactos da obra

A ampliação do Parque do Povo responde à crescente demanda dos forrozeiros e turistas por uma experiência mais imersiva durante o São João. Além de beneficiar os visitantes do evento, a população local ganha uma área de lazer e eventos mais ampla, proporcionando mais oportunidades para atividades ao ar livre e eventos públicos.

Com mais espaço, conforto e segurança, o novo Parque do Povo está preparado para acolher um número ainda maior de forrozeiros e turistas, reforçando a importância econômica e turística do evento para o município. O novo Parque, de ponta a ponta, mede aproximadamente 1 quilômetro, desde o palco até o interior do Açude Novo, evidenciando a grandiosidade da nova estrutura.

O novo Parque do Povo é um símbolo de modernização e resposta às necessidades de um evento de grande magnitude como O Maior São João do Mundo. Com esta ampliação, ele se consolida ainda mais como um ponto central das celebrações juninas no Brasil.

Texto: Augusto Arruda
Fotos: Rondinelle de Paula/ Arte Produções/Blog Campina em Retalhos

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:38, 12/06/2024
temperature icon 27°C
nublado
Humidity 53 %
Pressure 1014 mb
Wind 30 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 35 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:34
Sunset Sunset: 17:17
- Anúncio -