No segundo final de semana de monitoramento, por parte das equipes da Prefeitura de Campina Grande, na 4ª Edição da Ação Intersetorial no distrito de Galante, foi feito um trabalho minucioso, sempre observando possíveis situações de violações envolvendo crianças e adolescentes.

Neste sábado, 01, foram constatadas 14 situações que envolvem adolescentes, no trabalho infantil. Para a coordenadora da ação nos distritos, Jussara Melo, uma violação que precisa ser combatida e resolvida junto as famílias dos adolescentes, e junto aos comerciantes, que insistem em realizar tal prática.

“Embora considerada uma violação grave, é algo dentro do esperado, considerando o porte da festa em Galante que tem crescido a cada ano, especialmente, em virtude da vulnerabilidade econômica no local. As famílias trazem os filhos para darem esse suporte, tanto no comércio de alimentos e de outros produtos. Tais situações estão sendo monitoradas de perto pelas nossas equipes, já que todos os envolvidos foram devidamente orientados. Caso haja reincidência, serão tomadas as medidas cabíveis”, continuou a coordenadora.

“Nesse sentido, já temos um caso reincidente, onde vamos precisar recorrer ao nosso apoio, à exemplo da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), onde um comerciante pode perder a concessão da barraca instalada no local da festa, caso insista em manter uma criança dentro do estabelecimento comercial, expondo-a à riscos de vulnerabilidade”, enfatizou Jussara Melo.

Espaço de Proteção à Criança e ao Adolescente

Assim como no Parque do Povo, além da base para a concentração da equipe, a Ação no distrito inovou com a organização do Espaço de Proteção à Criança e ao Adolescente, que fica em uma das salas da Escola Municipal “..”, com direito a brinquedos, lápis de pintar, desenhos e outros, tudo para garantir conforto e acolhimento de crianças e adolescentes que forem expostos a situações de vulnerabilidade, durante a festa.

Também foram disponibilizadas ‘pulseiras de identificação’, para auxiliar pais e/ou responsáveis, no caso dos filhos se perderem durante a festa, onde deve constar o nome da criança, do responsável e telefone para contato.

Neste sábado o secretário da Semas, Fábio Thoma, acompanhado de Paulineto Sarmento, coordenação da Ação Intersetorial este ano, através do Comitê Gestor que envolve outras quatro Secretarias, visitaram o local. O secretário parabenizou a equipe pelo trabalho realizado no distrito e fez a entrega de rádios comunicadores, para facilitar a interação entre equipes e coordenação.

“Semana passada a equipe fez adesivagem e orientou os comerciantes sobre a ação deste ano e neste final de semana, se intensificou os trabalhos. As nossas equipes estão prontas e acompanhando de perto, tudo o que põe em risco as nossas crianças e adolescentes. Tivemos o cuidado de também oferecer aqui em Galante, um Espaço apropriado para recebê-las com carinho e acolhimento. Um trabalho muito bonito e determinante para a segurança de todas elas, enfatizou o secretário, Fábio Thoma.

Fonte: Codecom/PMCG

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
04:05, 23/06/2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 97 %
Pressure 1015 mb
Wind 14 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 33 Km/h
Clouds Clouds: 73%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:37
Sunset Sunset: 17:19
- Anúncio -