O Posto Médico de Pronto Atendimento instalado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Parque do Povo, em Campina Grande, já realizou 245 atendimentos. O serviço teve início na última quarta-feira (29) quando aconteceu a abertura da festa de São João na cidade. Os dados também registraram nove transferências para atendimento mais especializado no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, entre eles um homem de 51 anos, com dores no peito, que foi levado de ambulância para o hospital, onde passou por um cateterismo de urgência.

De acordo com o levantamento dos cinco dias de festa, o dia em que foi registrada a maior quantidade de assistências foi o domingo (2), com 146 casos e oito transferências por meio de ambulâncias. No dia 29 de maio, foram realizados 11 atendimentos; no dia 30, foram 12 pessoas assistidas; no dia 31, foram 44, e no dia 1º de junho, passaram pelo local 32 pacientes. Os atendimentos por intoxicação alcóolica e ansiedade lideraram os registros em todos os dias.

Para atender ao público presente na festa o posto conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor socorrista e profissional administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital de Clínicas. Para casos de alterações cardíacas ou problemas mais graves, uma equipe do programa Coração Paraibano está disponível para atendimento imediato, dando início aos procedimentos no próprio posto e direcionando o paciente para a unidade de referência mais próxima. O serviço conta com duas ambulâncias, que ficam de prontidão no local, e a aeronave UTI, para caso de necessidade de remoção para unidades de saúde mais distantes.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica como funciona o suporte em casos de suspeita de problemas cardíacos. “Aqui contamos também com uma área de estabilização para quando o usuário precisar do suporte mais avançado, então o Coração Paraibano presente aqui dentro dessa estrutura traz mais saúde para os paraibanos, e todo e qualquer usuário que precise de um atendimento com suspeita de infarto, tendo aqui uma estrutura pronta para realizar um eletrocardiograma e uma avaliação com cardiologista por telemedicina, que fica no Coração Paraibano em João Pessoa e possa identificar qualquer possível infarto,” detalha.

O Posto Médico de Pronto Atendimento funcionará durante os 33 dias da festa, que segue até o dia 30 de junho.

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
19:50, 20/06/2024
temperature icon 22°C
nublado
Humidity 87 %
Pressure 1016 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 37 Km/h
Clouds Clouds: 81%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:36
Sunset Sunset: 17:18
- Anúncio -