Com percentual de 43,86% de cobertura durante a campanha de vacinação, a Paraíba é o terceiro estado brasileiro que mais vacinou contra a poliomielite. A ação teve início no mês de maio e se encerrou na última sexta-feira (30), tendo como objetivo aumentar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Embora tenha se destacado nacionalmente, o nível de cobertura vacinal alcançado pela Paraíba ainda foi menor do que a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Entre os estados que mais se destacaram na vacinação, além da Paraíba que ocupa o 3º lugar, estão Piauí na 1ª colocação, com uma cobertura de 51,69%; e  Tocantins, logo em seguida, na 2ª posição, com um percentual de 51,06%.

Mesmo com o fim da campanha de vacinação, a chefe do Núcleo de Imunização da Secretária de Saúde da Paraíba, Márcia Mayara, destacou que pais e responsáveis devem se manter atentos para atualizar o calendário vacinal da criança.

O último caso de poliomielite registrado no Brasil ocorreu em 1989, em Sousa, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:10, 21/07/2024
temperature icon 26°C
nuvens dispersas
Humidity 50 %
Pressure 1015 mb
Wind 31 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 31 Km/h
Clouds Clouds: 48%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -