No segundo trimestre de 2024, a internet ultrapassou a TV aberta e se tornou a principal mídia em investimentos publicitários no Brasil. É a primeira vez desde os anos 1970 que a TV aberta perde essa posição.
De acordo com o estudo Cenp-Meios, realizado pela Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário), divulgados pelo site Notícias da TV, a internet recebeu 39,6% dos R$ 6,035 bilhões investidos em publicidade entre abril e junho. A TV aberta recebeu 37,4% desse total.
O Cenp-Meios coleta dados de 335 agências de publicidade que representam 80% do mercado. A projeção para 2023 indica que o total de investimentos publicitários no Brasil foi de R$ 57 bilhões, mas esse valor pode ser maior, chegando a R$ 81 bilhões, pois muitas pequenas empresas não utilizam agências e não são monitoradas pelo Cenp.
A maior parte desses investimentos “não registrados” está na internet. A novidade agora é que um estudo confiável mostrou isso pela primeira vez.
Embora o Cenp tenha divulgado dados para o primeiro semestre como um todo, um usuário do fórum Expertplay conseguiu descobrir o domínio da internet ao subtrair os dados do primeiro trimestre.
Veja os números do segundo trimestre:
Internet: R$ 2,391 bilhões (39,6%)
TV aberta: R$ 2,256 bilhões (37,4%)
Mídia exterior: R$ 667 milhões (11%)
TV por assinatura: R$ 334 milhões (5,5%)
Rádio: R$ 252 milhões (4,2%)
Jornal: R$ 94 milhões (1,6%)
Revista: R$ 26 milhões (0,4%)
Cinema: R$ 16 milhões (0,3%)
No ranking do primeiro semestre, a TV aberta ainda lidera com 39,5% do market share, contra 38,2% da internet, que inclui sites, redes sociais e YouTube.
No entanto, a internet cresceu 44% no segundo trimestre, enquanto a TV aberta aumentou suas receitas em 16%. A Globo e a Record confirmaram um crescimento de 16%, conforme os dados do Cenp-Meios.
Com o Portal Léo Dias.