O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, durante sessão desta terça-feira (24), o envio de apoio da Força Federal para a garantia da segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 – nas cidades de Cabedelo, Bayeux e Queimadas, na Paraíba. O pleito acontece no dia 6 de outubro.
“Este é um procedimento comum em todas as eleições nos estados nos quais os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais que precisam de forças federais para que houvesse a garantia da votação e apuração, este é o procedimento normal. Vem para que o Tribunal Superior Eleitoral homologue esses pedidos. Levamos esses números que foram apresentados pelos TREs às Forças Armadas que então apresentaram um planejamento que vem sendo feito e isso já está em andamento, mas para se ultimar e formalizar, eu estou trazendo para homologação esses 53 processos”, disse a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.