Um morador de Lavras, que disse ter ficado 5 dias sem abastecimento de água, protagonizou um protesto inusitado na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), nesta terça-feira (24 de setembro). Insatisfeito com a situação, ele foi ao local e tomou banho, como forma de manifestar sua insatisfação com o descumprimento do Plano de Racionamento de Água.
O protesto destacou o problema enfrentado pelos moradores do bairro Pitangui e de outras áreas da cidade, que relatam a interrupção do abastecimento de água por mais de 24 horas, comprometendo atividades essenciais como higiene pessoal e preparo de alimentos. O homem classificou a situação como “desumana” e exigiu uma solução imediata.
O que a Copasa diz :
”A Copasa informa que está apurando a situação ocorrida na Agência de Atendimento de Lavras nesta terça-feira (24/09) e que irá tomar todas as medidas cabíveis nesse caso. A empresa informa ainda que o bairro Pitangui está sendo abastecido no decorrer desta terça-feira.
Sobre as oscilações no abastecimento de água no município de Lavras, a empresa esclarece que elas estão sendo causadas em razão do longo período de estiagem que vem provocando a redução da vazão dos mananciais utilizados pela empresa para a captação de água, especialmente dos córregos Água Limpa e Santa Cruz. Para minimizar esses impactos, a empresa segue com o Plano de Manobras, que divide a cidade em setores, garantindo o abastecimento de todas as regiões, mesmo que de forma alternada.
Além disso, a empresa mantém uma frota de caminhões-pipa disponíveis na cidade para auxiliar no reforço do abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
Para garantir a eficiência desta operação, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil. Caso algum morador esteja com problemas no abastecimento, a empresa solicita que a ocorrência seja registrada pelos canais de atendimento, informando o endereço completo, para que as equipes façam uma vistoria in loco.
Além da Agência de Atendimento Local em Lavras, os clientes podem contar com o atendimento facilitado e gratuito da Copasa por meio dos canais de relacionamento da Companhia. São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas”.
Fonte: Jornal O Tempo