Neste domingo (10), 128 mil candidatos paraibanos enfrentam o segundo e último dia de provas do Enem com um esquema de segurança reforçado pela Polícia Militar da Paraíba. Cerca de 1.300 policiais e 198 viaturas foram destacados para garantir a ordem nos mais de 50 locais de prova distribuídos pelo estado. O foco da atuação policial não se limita ao interior das escolas; áreas no entorno também contarão com patrulhamento intensivo para evitar transtornos e permitir o acesso seguro dos estudantes.
Além do policiamento, o trânsito receberá atenção especial em João Pessoa e Campina Grande. Em João Pessoa, serão 50 agentes de trânsito monitorando as principais vias de acesso aos locais de prova, como o Lyceu Paraibano e o IFPB, com suporte de câmeras para ajustar o tráfego conforme necessário. A recomendação das autoridades é que os candidatos cheguem com antecedência aos locais, lembrando que os portões serão fechados às 13h.
Os candidatos também terão transporte gratuito garantido. Em João Pessoa, 54 linhas de ônibus estarão operando para facilitar o deslocamento dos estudantes, enquanto em Campina Grande o benefício do passe livre será estendido a toda a população durante o domingo, aumentando a frota em 30% para atender a demanda.
O estado da Paraíba registrou 128.376 inscrições para o exame, com uma taxa de 24,1% de ausências no dia da primeira aplicação. O número é inferior a média nacional de 26,6% de faltas registradas em todo país. No Brasil, mais de 4,2 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas aplicadas neste domingo serão de matemática e ciências da natureza.
Com Portal T5