Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra e também Dia Nacional do Zumbi dos Palmares foi atribuído ao calendário como feriado nacional. Agora, o dia 20 de novembro, que antes era feriado apenas em seis estados (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) por força de leis estaduais, passa a valer para todos os estados do país. No dia 19 de novembro, véspera do feriado, o Senado fará uma sessão especial no Plenário para abordar desafios ainda presentes nesta causa.
No Brasil, a data era comemorada desde 2011, contudo, foi apenas em dezembro de 2023 que o presidente Lula sancionou o projeto do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) para que este dia se tornasse, de fato, um feriado, que deu origem a Lei n° 14.759/2023.
A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, líder do quilombo do Palmares que atuou na luta pela resistência e liberdade do povo negro. O Dia da Consciência Negra representa um momento para a reflexão acerca do racismo e preconceito vivido pelos afrodescendentes que foram escravizados e injustiçados no período do Brasil Colonial.
Com Correio Braziliense.