O Ministério Público Federal (MPF) denunciou cinco pessoas por envolvimento em organização criminosa e descaminho após uma operação da Polícia Federal, que resultou na prisão dos acusados em flagrante no dia 1º de novembro de 2023, na rodovia PB-386, próximo à cidade de Conceição, na Paraíba.
Durante a ação, foram apreendidas diversas mercadorias, como 279 telefones celulares, 33 smartwatches, oito notebooks, seis tablets, vinhos e outros eletrônicos, todos sem nota fiscal, além de cerca de uma tonelada de maconha, 96 kg de cocaína e 43 kg de crack. A carga, avaliada em mais de R$ 450 mil, gerou um prejuízo fiscal de aproximadamente R$ 203 mil.
Os acusados, que estavam divididos entre um caminhão e um ônibus, realizavam viagens regulares entre São Paulo e a Paraíba para transportar mercadorias ilícitas. A operação revelou uma clara divisão de tarefas entre os envolvidos. O MPF pediu à Justiça a condenação dos denunciados pelos crimes de organização criminosa e descaminho, além do ressarcimento ao erário. O caso envolvendo as drogas será analisado pela Justiça estadual.