O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (21), um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

As novas datas foram definidas após o adiamento da lista de aprovados, ocorrido em meio a um impasse gerado por uma decisão judicial que exige a reintegração de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado todo o processo de identificação do cartão de respostas da prova.

Agora, a previsão de divulgação dos resultados finais passou para 11 de fevereiro de 2025. O novo cronograma foi decidido após a União firmar, no Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, um acordo judicial para garantir a continuidade e finalização do CNPU.

Para a reintegração, será considerado o candidato que preencheu pelo menos um dos dispositivos de segurança (o preenchimento da “bolinha” com o número do gabarito ou a frase de identificação da prova).

Além da reintegração desses candidatos, o Ministério também informou nesta quinta que vai aumentar o número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras.

Houve uma controvérsia em relação à quantidade de provas corrigidas, pois o total foi inferior ao que diz a Instrução Normativa n° 23 de 2023. A norma determina que sejam corrigidas, para candidatos cotistas, a mesma quantidade de provas corrigidas para candidatos da ampla concorrência.

Com a reintegração dos candidatos eliminados e o acordo para corrigir mais provas discursivas de candidatos cotistas, 32.260 novos candidatos ficam habilitados à correção das provas discursivas e redações. Por isso, o prazo para a divulgação dos resultados finais passou por um alongamento.

O Ministério diz que, apesar de o prazo para o envio de títulos de candidatos reintegrados ser maior do que os candidatos que já enviaram, o título também só pode ter sido obtido até outubro.

Veja o cronograma completo:

  • 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos
  • 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos
  • 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos
  • 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações
  • 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações
  • 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações
  • 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros
  • 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas
  • 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 17 de janeiro de 2025: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
  • 11 de fevereiro de 2025: Previsão de divulgação dos resultados finais

Os candidatos ao CNPU podem ter sua situação na prova alterada no sistema de inscrições já a partir desta quinta-feira.

Segundo o Ministério da Gestão, as pessoas que tiveram sua situação alterada receberão um e-mail da Cesgranrio informando a mudança e orientando o candidato a acessar suas informações na área do candidato.

“Na página do concurso, uma mensagem do tipo pop-up também vai aparecer, informando aos candidatos que o cronograma do Concurso foi alterado e informando as novas datas”, informa o Ministério, em nota.

Veja como será a mensagem enviada aos candidatos que tiveram a situação alterada por e-mail:
“Prezado(a) candidato(a),

Informamos que, em razão de acordo firmado com o MPF na esfera judicial, sua situação foi alterada no CPNU/2024.

Acesse os sites oficiais do MGI e da CESGRANRIO para tomar conhecimento de sua nova situação no concurso, siga as instruções e o novo cronograma previstos no edital de retificação.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso 0800 701 2028.

Departamento de Concursos da FUNDAÇÃO CESGRANRIO”

Fonte: G1

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
17:01, 15/12/2024
temperature icon 30°C
nublado
Humidity 44 %
Pressure 1011 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 22 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:05
Sunset Sunset: 17:37
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -