Na manhã desta terça (26), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) iniciou a operação denominada Stakeholders, com o objetivo de desarticular um esquema financeiro e organizacional de uma facção criminosa que atua em João Pessoa e municípios vizinhos.
A operação contou com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Sertãozinho, na Paraíba. A ação visa interromper o funcionamento das “caixinhas” e “operadoras”, sistemas financeiros utilizados pela organização para arrecadar recursos que sustentam atividades ilícitas.
Além da atuação nas “caixinhas”, os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, considerando a estruturação do grupo e a divisão de tarefas voltada para a realização de crimes.
A FICCO/PB é composta por diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, além de outras instituições estaduais, como a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba.