Hugo Motta, deputado federal pelo Republicanos da Paraíba, consolidou sua posição como principal candidato à presidência da Câmara dos Deputados nas eleições internas de fevereiro de 2025. Nas últimas semanas, Motta recebeu importantes apoios de partidos como União Brasil e PSD, que desistiram de lançar candidaturas próprias em favor do paraibano, em troca de espaços estratégicos na Casa.
Até o momento, Motta conta com o respaldo de partidos que representam um total de 488 deputados, incluindo grandes legendas como PL (93 deputados), PT (68), União Brasil (59), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), PSD (44), PDT (18) e PSB (14). Também estão na lista de apoiadores Podemos (14), PSDB (12), PCdoB (7), PV (5), PRD (5), Solidariedade (5), Cidadania (5) e Rede (1). O apoio formal de siglas como Avante (7 deputados), Novo (4) e um deputado sem partido ainda está pendente.
Com esse expressivo apoio, Motta se aproxima cada vez mais de se tornar o candidato de consenso na disputa pela presidência da Câmara.