Trump ameaçou os países do Brics com tarifas de 100% caso adotem uma nova moeda ou apoiem uma alternativa ao dólar. Em mensagem nas redes sociais, o ex-presidente dos EUA exigiu que os membros do bloco se comprometam a não criar ou apoiar uma moeda que substitua o dólar, sob pena de penalidades comerciais severas.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.
O Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países como Irã e Arábia Saudita, tem discutido alternativas ao dólar, com o Brasil liderando a proposta de pagamentos em moedas locais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em outubro, a criação de métodos de pagamento alternativos para reduzir a dependência do dólar nas transações do bloco.
Até o momento, nem o governo brasileiro nem o Ministério das Relações Exteriores comentaram a ameaça de Trump.