
No último sábado (15) o Hospital HELP, localizado em Campina Grande, Paraíba, inaugurou as Usinas 06 e 07 da 1º Sol Energias Renováveis, situadas no município de Queimadas. Com isso, a instituição se torna o segundo hospital da América Latina a operar integralmente com energia solar, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.
A iniciativa representa um grande avanço na gestão hospitalar, aliando economia de recursos e responsabilidade ambiental. De acordo com Filipe Reul, Diretor de Relações SUS do Hospital HELP, a transição para a energia solar não apenas reduz os custos operacionais, mas também possibilita maior investimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um marco para a Paraíba, é um marco para o Brasil, o Hospital HELP sendo 100% abastecido com energia limpa. Isso é muito positivo para o meio ambiente. A economia gerada com a conta de energia está sendo reinvestida no Sistema Único de Saúde da Paraíba, o que é muito importante. Desde a chegada do Hospital HELP, nosso trabalho e investimentos têm se destacado”, afirmou Reul.
O Diretor Médico do hospital, Geraldo Medeiros, enfatizou a relevância do projeto, destacando que a sustentabilidade é essencial para o futuro.
“O HELP, sendo o maior hospital da Paraíba, não poderia deixar de pensar na sustentabilidade, que é o futuro. Essa iniciativa permite não só a economia de energia, mas também a preservação do meio ambiente. Nosso princípio é a sustentabilidade. Sendo um hospital filantrópico, qualquer economia gerada tem um impacto muito positivo, pois é revertida para beneficiar ainda mais os usuários do SUS”, pontuou.