
Uma recém-nascida de 5,93kg se tornou uma das maiores bebês do Brasil ao nascer nesta sexta-feira (21) na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Isabelly, que chegou ao mundo por meio de cesariana, impressionou médicos e familiares com seu tamanho acima da média.
A mãe da criança, Jussara Silverio Campos, de 31 anos, é dona de casa, e o pai, Ilderlan Vicente Barbosa, de 42 anos, é agricultor. O casal, residente de Bernardino Batista, no Sertão da Paraíba, precisou ser transferido para a capital devido a complicações na gestação de Jussara, que é hipertensa e estava com a pressão arterial elevada.
Inicialmente, Jussara foi atendida na Maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras, mas a reforma que está em andamento na unidade impediu a oferta de leitos adequados para ambos – a mãe necessitava de UTI e a bebê de cuidados intensivos neonatais.
Isabelly, apesar do peso impressionante, nasceu com saúde, mas foi mantida sob observação na UCIN (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais). A mãe, Jussara, foi transferida para a UTI, onde se recupera bem, segundo informações passadas pela avó da criança.
O nascimento de Isabelly ocorre pouco mais de um ano após o maior bebê já registrado no Brasil, que pesou 7,3kg e nasceu em janeiro de 2023 em Parintins, no Amazonas. Com o peso de 5,93kg, Isabelly entra para a lista de bebês de tamanho excepcional no país.
De acordo com especialistas, o peso médio de um recém-nascido saudável varia de 2,7 a 4,5kg, e o comprimento médio fica entre 45 a 55 cm. Isabelly se destaca por ultrapassar essas médias com um peso que a coloca entre os maiores bebês a nascer no Brasil recentemente.