Adriano Galdino registra a própria filha para disputar vaga no Tribunal de Contas da Paraíba

Por Redação
2 min. leitura

A advogada e médica Allana Galdino foi indicada, na noite desta sexta-feira (14), como candidata ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), Allana chega à disputa com o apoio de 34 deputados, e está prestes a se tornar a primeira mulher na história a integrar a Corte.

A lista inicial contava com 34 assinaturas, mas uma nova foi necessária, reduzindo o número para cerca de 30, devido à ausência de alguns legisladores em viagem. Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PSB) não conseguiram assinar a lista oficial, mas manifestaram apoio à médica. Adriano Galdino foi orientado a não assinar devido ao vínculo familiar. Walber Virgolino (PL) e Hervazio Bezerra (PSB) não subscreveram o requerimento e não expressaram apoio. Para que um nome fosse validado na disputa, era necessário que ao menos 12 parlamentares assinassem o registro da candidatura. O nome de Allana foi levado a conselheiros do Tribunal de Contas, e embora o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) tenha sido sondado, não demonstrou interesse.

A vaga disputada é do conselheiro aposentado Arthur Cunha Lima. Mesmo antes de sua aposentadoria, deputados da atual legislatura já articulavam para garantir a indicação. Taciano Diniz (União), Jutay Menezes (Republicanos) e Tião Gomes (PSB) acabaram desistindo da candidatura. Ao se retirar da disputa, Tião Gomes chegou a declarar que “pessoas de cima” atuaram para barrar sua candidatura. Fora da disputa, a contadora Clair Leitão também tentou entrar na corrida pela vaga no TCE, mas não obteve o número necessário de assinaturas para registrar sua candidatura.

Com a confirmação da candidatura de Allana Galdino, a Comissão de Constituição e Justiça agora irá analisar se ela atende aos requisitos necessários. Após isso, seu nome será submetido à votação no Plenário, que será secreta e deve ocorrer ainda nesta semana.

Compartilhe este artigo