
Por Verton Ribeiro
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostra que o governo do presidente Lula (PT) é desaprovado por 56% dos brasileiros e aprovado por 41%. Outros 3% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa revela que, desde janeiro, a aprovação ao governo caiu de 47% para 41%, enquanto a desaprovação aumentou de 49% para 56%. A porcentagem de brasileiros que não sabem ou não respondem ficou em 3%, uma leve queda em relação aos 4% anteriores.
Este é o primeiro levantamento desde o anúncio de um pacote de medidas pelo governo, em março, com o objetivo de reduzir o preço dos alimentos, apontado como um dos principais fatores da queda na aprovação de Lula.
Na Região Nordeste, a aprovação caiu para 52%, enquanto a desaprovação atingiu 46%. Já no Sul do país, a rejeição ao governo é maior, com 64% de desaprovação e apenas 34% de aprovação.
Além disso, a pesquisa indica que a desaprovação superou a aprovação em grupos como mulheres e pessoas negras e pardas, o que marca um novo cenário político para o governo.