
Por Jhian Felix
A vereadora Fabiana Gomes (União Brasil) protocolou um projeto de lei autorizando o poder público municipal e instituir o programa “Motociclista Socorrista”, destinado à capacitação de motociclistas profissionais em primeiros socorros, com o objetivo de atuar como agentes de suporte imediato a vítimas de acidentes de trânsito até a chegada das equipes especializadas.
Pelo projeto, a coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através do Samu, a quem competirá a promoção do curso de capacitação. Além disso, a ação prevê que o trabalho seja desenvolvido em articulação com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP.
Na justificativa, Fabiana Gomes lembrou que o programa será destinado exclusivamente a motociclistas profissionais devidamente cadastrados na STTP. “O Programa Motociclista Socorrista tem como principal objetivo capacitar motociclistas profissionais em técnicas de primeiros socorros, permitindo-lhes atuar como agentes de suporte imediato em casos de acidentes de trânsito”, explica.
De acordo com a vereadora, a ação a ser desenvolvida por meio do programa tem três objetivos principais. “Primeiro, a redução do tempo de resposta para os primeiros socorros; segundo, a diminuição da mortalidade e morbidade; e terceiro, valorização e profissionalização dos motociclistas”, detalhou Fabiana Gomes.