
Uma complexa operação de transporte está planejada para levar um segundo transformador de 250 toneladas à Paraíba, seguindo o mesmo roteiro já percorrido pelo primeiro equipamento. A previsão é que o início desta jornada ocorra ainda no final de abril. O transformador aguarda no Porto de Suape, em Pernambuco, a definição da data exata de sua chegada ao estado paraibano.
A magnitude desta operação se assemelha ao transporte do primeiro transformador de energia eólica, que chegou ao Parque Eólico Serra da Palmeira, em Nova Palmeira (PB), na última sexta-feira (4). A viagem inaugural, com cerca de 400 quilômetros desde Cabo de Santo Agostinho (PE), consumiu 19 dias.
A instalação deste segundo transformador de 250 toneladas é crucial para o Parque Eólico Serra da Palmeira, que tem previsão de iniciar suas operações ainda em 2025 e começar a gerar energia a partir de junho, segundo informações de Lucas Cardoso Sanchez, diretor da empresa responsável pelo projeto.
As características do transformador exigem um transporte especializado: 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. O conjunto de transporte inclui três caminhões, dois semirreboques e uma base específica, totalizando 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas de peso.
A previsão é que o segundo transformador viaje pelas estradas de Pernambuco e Paraíba entre abril e o início de maio, utilizando a mesma logística bem-sucedida do primeiro transporte, com carretas especializadas e escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir a segurança e o fluxo do trânsito.
Por Gabriel Barbosa (@gabrielmz._)











