
Por: Beatriz Virgínia
Após fortes chuvas no domingo (13), um trecho da estrada em construção na PB-394, em Engenheiro Ávidos, distrito de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi destruído pelas águas de um riacho, resultando na interdição do local. A rodovia, que liga a BR-230 ao distrito, não resistiu à força da enxurrada e cedeu parcialmente, isolando comunidades da região.
O incidente ocorreu próximo ao sítio Cochos, também uma área de acesso ao Açude de Engenheiro Ávidos. A via ainda está em fase de conclusão, e o sistema de manilhas instalado para o escoamento não suportou o grande volume de chuvas. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o trecho da estrada completamente danificado, impedindo o tráfego de veículos, que foram forçados a retornar devido ao risco de desabamento.
A pavimentação da PB-398, que abrange 14,1 quilômetros, havia sido retomada no final de 2024, com um investimento superior a R$ 25 milhões. Contudo, o rompimento da estrada levanta dúvidas sobre a durabilidade e qualidade da obra, especialmente diante dos fenômenos climáticos cada vez mais frequentes no Semiárido paraibano. Até o momento, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) não se manifestou sobre o ocorrido.