
Por Verton Ribeiro
O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, recebeu destaque ao atingir 100% de conformidade com as práticas de segurança do paciente, conforme o relatório anual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A maternidade é a única da cidade a obter essa certificação e se destaca como uma das poucas em todo o país com gestão municipal. A avaliação, referente ao ano de 2024, reconheceu o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da unidade hospitalar, incluindo a UTI Neonatal e Materna.
O relatório da Anvisa incluiu a análise dos 21 indicadores de estrutura e processo, conforme a RDC nº 36/2013, que trata da segurança do paciente em serviços de saúde. Entre os protocolos observados, destacam-se as práticas de higiene das mãos, identificação correta dos pacientes, cirurgia segura, prevenção de lesões por pressão, queda de pacientes, além da segurança na administração de medicamentos. O ISEA, que é referência no atendimento obstétrico de alta complexidade para mais de 170 municípios da Paraíba e estados vizinhos, demonstrou, assim, seu comprometimento com a qualidade e segurança no cuidado dos pacientes.
Além de conquistar a certificação da Anvisa, o ISEA já havia sido reconhecido pelo Ministério da Saúde com os selos “Cuidado Amigo da Mulher” e “Hospital Amigo da Criança”, em 2022. O hospital também obteve a certificação padrão ouro do programa internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano para o Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro.