
Por Verton Ribeiro
A inflação continua a impactar a vida dos brasileiros, com 58% da população afirmando ter reduzido a quantidade de alimentos que compra. Entre os mais pobres, a situação é ainda mais crítica: 67% das famílias com renda de até dois salários mínimos relataram cortes nos gastos com comida. A pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 1º e 3 de abril, também revelou que 61% dos entrevistados diminuíram a frequência com que comem fora de casa e 50% trocaram a marca de café por uma mais barata.
Além disso, a pesquisa mostrou que 25% dos brasileiros afirmam ter menos comida em casa do que o necessário, enquanto 61% dizem ter o suficiente e 13% têm mais do que o necessário. Entre as outras medidas para economizar, 50% diminuíram o consumo de água, luz e gás, e 47% buscaram uma nova fonte de renda.
A pesquisa também abordou a responsabilidade pelo aumento dos preços dos alimentos. 54% dos brasileiros acreditam que o governo Lula tem “muita responsabilidade”, enquanto fatores como a crise climática e as guerras no mundo também foram citados como causas. A pesquisa foi realizada com 3.054 pessoas em 172 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais.