
Por Verton Ribeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21). Em nota oficial, Lula destacou o legado do pontífice, ressaltando sua dedicação à propagação do amor, da tolerância e da solidariedade, princípios centrais dos ensinamentos cristãos. O presidente decretou luto oficial de sete dias em respeito ao falecimento do papa.
Lula também fez questão de lembrar o trabalho de Francisco na luta por igualdade e justiça social, destacando a crítica do pontífice aos modelos econômicos que geram desigualdade e exclusão. O presidente ressaltou a postura do papa, sempre ao lado dos mais vulneráveis, como os pobres, refugiados, jovens, idosos e vítimas de guerras e preconceitos.
Lula e o papa Francisco se reuniram durante a cúpula do G7, na Itália, em junho do ano passado. Na ocasião, os líderes falaram sobre o combate à fome. Em 2019, enquanto esteve preso, o petista trocou correspondências com o pontífice. “Quero […] lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, escreveu Francisco, na época.