
Por: Beatriz Virgínia
O funeral do papa Franciscus teve início na manhã deste sábado (26), às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia de despedida atraiu milhares de fiéis e contou com a presença de dezenas de autoridades e chefes de Estado de diferentes partes do mundo.
De acordo com o Vaticano, ao menos 130 delegações estrangeiras participam das homenagens, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas. A preparação para o enterro começou às 4h (horário de Brasília), e a missa das Exéquias — celebração oficial em honra ao pontífice — teve início às 5h. A celebração está sendo conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, no átrio da Basílica de São Pedro.
Entre os líderes presentes, estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva; o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e a primeira-dama, Melania Trump. Também confirmaram presença o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo), o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento), e o presidente da Argentina, Javier Milei (A Liberdade Avança).
A cerimônia marca o primeiro dos nove dias de luto oficial e orações dedicadas ao papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. O evento representa um momento histórico para a Igreja Católica e para a comunidade internacional.