Papa clama por paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em sua primeira oração dominical

Por Redação
2 min. leitura

Durante sua primeira oração dominical, neste domingo (11), o papa Leão XIV pediu uma trégua urgente na Faixa de Gaza, a libertação dos reféns israelenses e uma paz duradoura para a Ucrânia. O discurso emocionado foi feito diante de uma multidão reunida na Praça São Pedro, no Vaticano.

O pontífice também celebrou o recente cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão, e fez um apelo mais amplo pelo fim das guerras. “Estamos há 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que tirou a vida de 60 milhões de pessoas. Que isso nunca mais se repita”, declarou.

Em relação à guerra na Europa, o papa destacou a dor do povo ucraniano. “Trago no coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Que se busque uma paz verdadeira, justa e duradoura por meio do diálogo. Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças sejam devolvidas às suas famílias”, afirmou.

Ao se referir à crise em Gaza, Leão XIV lamentou um ataque recente, ocorrido apenas cinco horas antes de seu discurso, em que dez pessoas morreram — incluindo quatro menores — na cidade de Khan Yunis, em um bombardeio israelense. “Estou profundamente entristecido com o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato, que a ajuda humanitária chegue aos civis e que todos os reféns sejam libertados”, disse o pontífice, mencionando os israelenses ainda mantidos pelo grupo Hamas.

Por Gabriel Barbosa (@gabrielmz._)

Compartilhe este artigo