A Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão, proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade que rompeu com Ednaldo, como interventor. Sarney terá a responsabilidade de convocar novas eleições para a presidência da CBF assim que possível.

O magistrado declarou nulo um acordo anterior homologado pela instância superior, justificando a decisão pela suposta incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, um dos signatários do documento.

Fernando Sarney, apesar de ser vice-presidente até março de 2026, não apoiou a reeleição de Ednaldo em março. Ele e a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) haviam apresentado pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a validade de um acordo do início do ano, alegando falsificação da assinatura do Coronel Nunes, com base em um laudo pericial. Esse acordo havia encerrado uma ação que questionava o processo eleitoral da CBF e permitiu a manutenção de Ednaldo no cargo.

Esta é a segunda vez que o TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A primeira ocorreu em dezembro de 2023, mas ele retornou ao cargo um mês depois por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
02:09, 22/06/2025
temperature icon 20°C
nublado
91 %
1015 mb
12 Km/h
Wind Gust: 28 Km/h
Clouds: 97%
Visibility: 10 km
Sunrise: 05:36
Sunset: 17:19