
A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) propôs um reajuste de 7,72% nas tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios paraibanos. A proposta foi apresentada durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (4) e ainda será analisada pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB). A nova tarifa só passará a valer após aprovação da agência e publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda não há prazo definido para a conclusão do processo.
Segundo a Cagepa, o aumento representará um acréscimo médio de R\$ 3,93 por mês para cerca de 67% dos usuários residenciais, que consomem até 10 mil litros de água por mês — faixa correspondente à tarifa mínima normal.
A companhia justificou o reajuste como necessário para manter o equilíbrio econômico-financeiro e aprimorar os serviços prestados. A tarifa social, destinada a famílias de baixa renda, permanecerá inalterada, no valor de R\$ 10,57, assim como a tabela de serviços e multas. Dessa forma, os consumidores de menor poder aquisitivo não serão afetados pelo aumento.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)