As chuvas registradas nas últimas semanas na Paraíba contribuíram para a elevação do nível de vários dos 136 açudes monitorados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa-PB). Apesar do avanço, apenas sete reservatórios atingiram a capacidade máxima e estão sangrando.
Em contrapartida, 33 açudes permanecem em situação crítica, com menos de 10% do volume total. Outros 15 estão em estado de alerta, com níveis entre 10% e 20%. A maioria desses reservatórios mais vulneráveis está localizada na região da Borborema. Já os açudes que sangraram estão distribuídos entre as regiões da Mata e da própria Borborema.
O maior reservatório do estado, o Açude Coremas-Mãe d’Água (ou Estevam Marinho), que possui capacidade para cerca de 1,3 bilhão de metros cúbicos, opera atualmente com 42% do seu volume total.
Açudes são barragens construídas para armazenar água, especialmente em áreas com longos períodos de estiagem. Eles são essenciais para o abastecimento humano, agrícola e industrial em diversas regiões do estado.
Por Gabriel Barbosa (@gabrielmz._)











