O vice-prefeito de Campina Grande, Alcindor Vilarim (Podemos), está sendo alvo de um golpe digital que já está gerando preocupação entre amigos, aliados políticos e pessoas próximas. Criminosos estão utilizando um número de WhatsApp registrado fora do Brasil para se passar por ele, com o objetivo de aplicar golpes financeiros.
A fraude foi descoberta na manhã desta terça-feira (4), depois que amigos de Alcindor começaram a receber mensagens suspeitas do número internacional, com a foto e o nome do vice-prefeito. Nos contatos, os criminosos pedem dinheiro e tentam convencer as vítimas a realizar transações envolvendo trocas de moeda estrangeira, como dólar e euro.
O Blog do Márcio Rangel teve acesso exclusivo a uma das conversas, onde é possível ver o golpista se passando por Alcindor e fazendo propostas financeiras a um dos contatos do político.

Diante da gravidade da situação, o vice-prefeito compareceu à Central de Polícia Civil de Campina Grande para registrar um boletim de ocorrência e tomar as medidas cabíveis. Ele também fez um apelo público, pedindo que as pessoas não caiam no golpe.
“Em nenhum momento faço qualquer tipo de solicitação de dinheiro ou negócios por WhatsApp. Esse número não me pertence. Peço que ignorem essas mensagens e denunciem”, declarou Alcindor Vilarim.
A orientação da Polícia Civil é que qualquer pessoa que receba mensagens suspeitas semelhantes denuncie imediatamente por meio do canal oficial da Delegacia de Crimes Cibernéticos ou da plataforma da própria Meta (WhatsApp).
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)