Entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cancelou 67.524 títulos de eleitor. A medida atinge eleitores que não votaram nem justificaram a ausência em três eleições consecutivas, conforme determina a Resolução TSE nº 23.737/2024 e o Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.
O cancelamento faz parte de uma ação nacional, que atingiu mais de 5 milhões de eleitores em todo o Brasil — cerca de 3,17% do eleitorado. Na Paraíba, foram inicialmente identificados 71.029 eleitores irregulares. Desses, 2.829 regularizaram a situação dentro do prazo, 282 foram cancelados por outros motivos (como óbito) e 394 foram excluídos da lista por estarem em grupos isentos, como maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos.
Com os cancelamentos, a Paraíba tem atualmente 3.221.729 eleitores aptos. Os dados estão disponíveis na página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como regularizar o título
Eleitores com o título cancelado podem regularizar a situação pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos sites do TSE e do TRE-PB. Se a biometria já estiver cadastrada, o processo pode ser feito totalmente online. Caso contrário, será necessário comparecer ao cartório eleitoral até 30 dias após o pedido.
Como consultar a situação eleitoral
A consulta pode ser feita com CPF ou número do título no site do TSE. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é obrigatório para votar, assumir cargos públicos, tirar passaporte e acessar diversos serviços.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)