Por: Beatriz Virgínia
Um homem paraibano, identificado como João Lucas, foi morto a facadas no último domingo (1), em Nova Santa Rita/RS pelo atual de sua ex-companheira no dia do aniversário do filho.
No dia do crime, João Lucas teria levado os filhos para um passeio para comemorar o aniversário, e em razão do frio, ele questionou a mãe das crianças sobre não ter enviado meias o suficiente para as crianças, e foi até a casa dela buscar. Segundo testemunhas, ao chegar ao local, a mulher o segurou, e seu atual companheiro saiu da residência com uma faca e o atingiu no rosto. João Lucas tentou escapar mas foi atingido por facadas no coração e no tórax.
Mesmo ferido, tentou fugir dirigindo seu veículo, mas perdeu o controle e caiu em um barranco, sendo encontrado já sem vida. Os vizinhos acionaram a polícia e o homem foi preso em flagrante. No entanto, foi liberado no dia seguinte. Segundo o pai de João Lucas, a defesa tentou alegar legítima defesa, mas a filha mais velha da mulher afirmou que a vítima não estava armada. No dia seguinte ao falecimento, a ex-companheira teria tentado se apropriar de bens deixados por João Lucas, entre eles duas motos, um reboque e um carro novo.
João Lucas manteve um relacionamento de cinco anos com a ex-companheira, com quem teve dois filhos. O casal estava separado havia oito meses, e ele já havia iniciado um novo relacionamento há cerca de seis meses. Conforme relatos, a ex-companheira não aceitava a separação nem o novo relacionamento de João Lucas e, segundo testemunhas, criava intrigas envolvendo o nome dele.
Ao iniciar um novo relacionamento, testemunhas afirmam que ela tentava colocar os dois homens um contra o outro. Em uma ocasião anterior, David teria jogado o carro contra João Lucas, amassando sua moto e causando um ferimento em sua perna. A vítima, no entanto, não registrou boletim de ocorrência na época. A família iniciou um movimento nas redes sociais para pressionar as autoridades locais por justiça.